Lynk
Português   Espanhol   Inglês
  Área do Cliente  
 

Artigos

.home
 

A era da Incerteza: Uma Visão Pessoal de John Kenneth Galbraith

Armando Mendoza Yañez

Objetivo

Apresentar de forma genérica sumaria A era da Incerteza, uma visão de John Kenneth Galbraith que aborda o problema da pobreza e tenta entender as causas e soluções para a mesma.

Introdução

Galbraith nos apresenta suas brilhantes ideais no vídeo produzido pela BBC e apresentado por Rubens Amaral, na versão em português que pode ser visto no site da LYNK.

Na apresentação deste vídeo, Rubens Amaral nos diz: "O tempo dos Astecas e os tempos que precederam a revolução; o canada do século XIX, ao qual chegaram os antepassados de John Kenneth Galbraith; os Estados Unidos no tempo da escravatura; Paquistão; Índia e Singapura de ontem e de hoje são" os cenários sobre os quais Galbraith nos fala ao tratar um dos problemas mais agudos em qualquer época a relação entre terra e gente. O chamado equilíbrio da pobreza que ainda mantem no nível de subsistência centenas de milhões de pessoas no mundo todo.

O que faz com que as pessoas sejam pobres? Para Galbraith nenhuma outra questão sobre a condição humana comporta tantas respostas, todas elas dadas com a maior segurança. Alguns dizem que o povo não tem energia nem ambição, outros que o país é pobre em recursos naturais, outros que o sistema econômico (capitalismo, socialismo ou comunismo) é errado, ou que as politicas econômicas de seus governos são mal concebidas, que eles estão de qualquer foram mal governados, ou que não há motivação para economizar ou investir, ou que a educação é falha, que há escassez de talento, cientifico, técnico ou administrativo; ou então a causa é a rasa branca ou negra ou índia, asiática, que as pessoas são volúveis demais ou que sua religião encoraja o desperdício ou ainda que são exploradas pelos países ricos; que existe o legado da exploração colonialista e humilhação do passado. Todas essas explicações são apresentadas de forma seria e formal todo dia nos mais diversos lugares do mundo.

Para Galbraith a miséria é terrível e por isso devemos tentar ver qual dessas explicações tem méritos se alguma a têm. Não há uma reposta definitiva é claro. E é justamente porque todas estas explicações tem uma parcela da verdade que tantas são apresentadas.

Para Galraith uma das causas da miséria, porem, é universal é a relação antiga entre terra e gente. Para ele esta é uma das causas genéricas da pobreza. A ração é simples e direta, tudo aquilo que ajuda a fugir da privação: alimento, roupa, abrigo por mais elementar que seja vem da terra. Se essas necessidades não podem ser satisfeitas temos a miséria. E se esses bens não pudessem ser aumentados na proporção que cresce o numero de pessoas, então, a miséria perdurara.

Geralmente pensamos que o novo mundo(as Américas) que tem uma boa relação gente terra é de modo geral promissoras, isto esta longe de ser verdade. Não há lugar em que a relação povo – terra tenha produzido resultados tão equivocados que ao sul do Rio Grande, no México, assim Galbraith começa sua brilhante incursão rumo ao entendimento desta era da incerteza.

O convidamos a participar desta grandiosa aventura intelectual assistindo este vídeo de menos de uma hora, onde são expostas algumas das ideias deste brilhante economista Keynesiano, canadense naturalizado norte-americano que em 1997 nos diz: "Globalização não é um conceito sério. Nós americanos, a inventamos para dissimular nossa politica de entrada econômica nos outros países". Esta frase foi proferida em um período que criticar neoliberalismo era ser taxado de dinossauro. Embora Galbrith seja muito respeitado na comunidade acadêmica e tenha escrito mais de 30 livros, nunca recebeu um prêmio Novel. Faleceu em 2006 aos 96 anos. Esperamos que este vídeo o ajude a refletir um dos problemas centrais da ciência econômica.

 

Demais Artigos

» Instrumentos para Gestão da Inovação
» Desafio à competitividade da indústria brasileira
» Logística empresarial: oportunidades e ameaças para os negócios em mercados globalizados e internacionalizados
 
 
 
 
    Esqueceu a senha?
 
 
Cases de Sucesso
 

ARTIGOS

» A era da Incerteza: Uma Visão Pessoal de John Kenneth Galbraith
» Instrumentos para Gestão da Inovação
» Desafio à competitividade da indústria brasileira
» Logística empresarial: oportunidades e ameaças para os negócios em mercados globalizados e internacionalizados
» Lista Completa
 

PESQUISAS

» Pesquisa do SEBRAE registra aumento de sobrevivência das empresas
» Pesquisa da Apex aponta necessidades das empresas brasileiras para aumentar competitividade no exterior
» Empreendedorismo no Brasil - Pesquisa GEM / IBQP
» Lista Completa
 
Entre em contato
 
A LYNK | SOLUÇÕES | CASES | CLIENTES | ARTIGOS | PESQUISAS | CONTATO
© 2019 . Lynk Integradora de Tecnologia Ltda.